HISTÓRIA

Segue um breve histórico da criação e evolução do Comando de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas - CPRAIO

CRIAÇÃO DO RAIO

12 de março de 2004, aprovação da  NOTA DE INSTRUÇÃO Nº 008/2004-PM/3 que instituiu a criação do Grupamento Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas – RAIO, oriundo de parte do Pelotão de Motos da PMCE;

Tendo como idealizador e primeiro comandante, o então Capitão QOPM, e hoje Coronel Comandante Geral Francisco Márcio de Oliveira. O RAIO é oriundo de parte do Pelotão de Motos da PMCE, o qual contava, à época, com 16 (dezesseis) policiais militares,os quais patrulhavam pelos bairros da Capital cearense em 08 (oito) motocicletas, modelos Honda NX4 Falcon. Já em 2011 foi elevado a condição de Companhia independente.

CRIAÇÃO DO BPRAIO

LEI ESTADUAL Nº. 15.133, de 28/03/2012, que, dentre outras medidas, cria o Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas - (BPRAIO), como integrante da estrutura organizacional da PMCE;

  

Através de uma diretriz do Governo do Estado do Ceará, ao qual, dentre outras medidas, previa a necessidade de ampliação das ações do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas – BPRAIO para todas as nove macrorregiões do estado, deu-se início ao processo de expansão em março de 2015 (1ª etapa), abrangidos pelas sedes das Áreas Integradas de Segurança (AIS), comportando cidades como Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca, Crateús, Tauá e Canindé.


CRIAÇÃO DO CPRAIO

DECRETO ESTADUAL N°. 32.974, de 18/02/2019, que, dentre outras medidas, cria o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas – (CPRaio), o qual foi recentemente reformulado pelo Decreto Estadual Nº. 34.053 de 05/05/2021, que, dentre outras medidas, reformulou a disposição das companhias do CPRAIO.



SITUAÇÃO ATUAL

Atualmente o CPRaio conta com 05 (cinco) batalhões subordinados, 19 (dezenove) companhias, um efetivo de 2.882 (dois mil oitocentos e oitenta e dois) policiais militares e está, até o momento, presente em 68 (sessenta e oito) municípios das mais diversas regiões do Estado do Ceará.


Ao final do processo de expansão o CPRaio contará com Bases fixas em 85 (oitenta e cinco) municípios, 3.436 policiais militares, 1.853 motocicletas e 155 viaturas, contemplando mais de 80% da população cearense com a modalidade de motopatrulhamento tático. 

ORGANOGRAMA

Estrutura organizacional do CPRaio.


ORGANOGRAMA CPRAIO 86 BASES.pdf

DOUTRINA E DIRETRIZES OPERACIONAIS

A doutrina contribui na segurança e no êxito das ações operacionais das equipes do RAIO, traduzindo-se em produtividade e elevação da auto-estima dos policiais que integram o Grupo. 

DOUTRINA RAIO.pdf

BRADO DO RAIANO

Brado entonado por todo RAIANO, sendo parte fundamental da identidade do CPRaio.

BRADO DO RAIANO.pdf

LEGISLAÇÕES

Coletânea de legislação atinentes ao CPRAIO

VÍDEO

BASE RAIO.mp4
WhatsApp Video 2021-05-31 at 15.14.12.mp4